Como chegar?

Gramado . RS

31ª Festa da Colônia de Gramado celebra as origens e as tradições

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Se você está vindo para Gramado e quer viver uma experiência tipicamente serrana, é da Festa da Colônia que você deve participar!

Com o tema “Unindo origens e celebrando tradições” o tradicional evento acontece no complexo do Expogramado, de 28 de abril a 15 de maio, e busca celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é sempre devidamente embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos, que se apresentam no palco principal durante os 18 dias do evento.

ATRAÇÕES

Entre as inúmeras atrações do evento o destaque é para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas, pães e o pãozinho com linguiça, reunindo sete famílias de diversas localidades do interior de Gramado.  O Café da Colônia, apresenta uma casa do interior servindo o autêntico café da colônia. Os Biers com chopp e o tradicional bolinho de batata, pastéis e outras iguarias prometem mais uma vez ser o ponto de encontro na Festa da Colônia. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. A Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas Agroindústrias e famílias que proporcionam qualificação na apresentação dos produtos.

Os Jogos Rurais estão de volta e mais uma vez acontecem as grandes disputas onde são realizados os jogos de bocha masculina e feminina, canastra, 3 Setes e o torneio de cartas ‘66’.

Jogos rurais
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

E a expectativa de todos é com a volta do tradicional Desfile de Carretas na principal avenida da cidade com diversas carretas e suas belíssimas juntas de bois conduzidas pelos colonos que acontecem nos sábados dias 07 e 14 de maio, às 16 horas, entre o Expogramado – sede do evento – e o centro de Gramado pela Avenida Borges de Medeiros.

Acontecerá também, a Escolha das Soberanas da Festa da Colônia para o período de 2023/2024. O momento especial de grande expectativa está programado para o domingo, dia 15 de maio, às 18 horas, no Palco Origens no Expogramado.

Rainha e princesas da Festa da Colônia
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Paralelo à Festa da Colônia acontece no complexo do Expogramado a Feira Feito em Gramado com 90 expositores e tem o objetivo de enobrecer o talento e o trabalho dos produtores locais.

A Festa da Colônia acontece de 28 de abril a 15 de maio, das 10h às 22h, fechando nas quartas, dias 04 e 11 de maio. O acesso e o estacionamento são gratuitos.

SUA EXPERIÊNCIA COMEÇA NO RECANTO DA SERRA

Uma das características dos povos que colonizaram a nossa região é a hospitalidade! As famílias gostam de receber as pessoas em suas casas, com mesa farta e clima festivo. Aqui no Hotel Recanto da Serra não é diferente! Nosso atendimento acolhedor é um diferencial, mas a mesa farta não fica pra trás!

O café da manhã conta com uma grande variedade de itens que, durante o período da Festa da Colônia receberão a identificação da origem colonial de cada um. Além disso, o Queen’s Pub, Bar e Restaurante, também conta com diversos pratos que remetem à cultura dos povos que colonizaram a região, como massas, sopas, tábua de frios, pizzas, porções de batata, cerveja, entre outros. Você pode programar sua vinda para cá e já conferir o cardápio clicando no link abaixo!