Gramado em janeiro costuma surpreender quem está de passagem pela Serra Gaúcha, com paisagens únicas e atrações que encantam todas as idades.
Uma publicação na Revista Gramado Magazine indica que nossa cidade está entre os 5 principais destinos de interesse dos brasileiros.
As férias escolares, o início do ano e a pausa no trabalho são, sem dúvida, fatores que impulsionam a grande movimentação na cidade, mesmo durante o verão.
Em janeiro, especialmente na primeira quinzena do mês, ainda temos a Magia e o encerramento do Natal Luz na cidade, sem contar as diversas atrações que a região oferece, que vão desde:
- momentos relaxantes em parques naturais,
- diversão em parques temáticos,
- delícias irresistíveis entre sorvetes, cervejas artesanais e culinária típica.
Quer descobrir por que Gramado encanta também em janeiro e como curtir o melhor da cidade nesse período? Vem com a gente!
Como é Gramado em janeiro?
O clima de Gramado em janeiro é típico do verão serrano.
As temperaturas médias ficam entre 18 °C e 27 °C, com dias mais quentes e as noites frescas, um diferencial em relação a outras regiões do país.
Os dias também são mais longos, com a presença da luz natural até depois das 19h, oferecendo cenários únicos que favorecem caminhadas, passeios ao ar livre, paradas descontraídas para um sorvete, um doce, uma cerveja gelada ou jantares ao ar livre.
Tudo regado a um pôr do sol cinematográfico.
Como todo verão, podem ocorrer chuvas rápidas, mas geralmente intercaladas com períodos de sol.
No mês de janeiro, a paisagem em Gramado se transforma, as tradicionais hortênsias e outras espécies de plantas estão no final do seu período de floração. Por outro lado, o verde dos jardins, parques e das árvores se intensifica, o que cria um cenário natural e de beleza singular.
Esse quadro natural cria o ambiente ideal para explorar a cidade a pé, aproveitar lagos, praças, parques naturais e experienciar Gramado em um ritmo mais leve.
Leia também: Férias de verão em Gramado: diversão para crianças, relaxamento para os pais
O que fazer na cidade nesta época do ano?
Janeiro em Gramado marca a reta final do Natal Luz.
Isso significa que na primeira quinzena o visitante ainda pode vivenciar espetáculos, decoração temática e atrações noturnas, tudo com um clima natural mais ameno.
Com os dias mais longos, temperaturas agradáveis e paisagens deslumbrantes, as atrações ao ar livre ganham destaque.
Entre os passeios ao ar livre, o Lago Negro é um clássico. Localizado a apenas cerca de 2,2 km do Hotel Recanto da Serra, esse cartão postal da cidade é ideal para caminhada, piqueniques e pedalinhos em meio à natureza.
Para quem viaja em família, especialmente com crianças, o Mini Mundo, a cerca de 1 km do nosso hotel, é uma atração imperdível. Como em todos os meses, em janeiro, esse parque temático fascina visitantes de todas as idades com seus cenários em miniatura e réplicas incrivelmente detalhadas.
O Acquamotion garante diversão e aventura o ano inteiro. Imagine um ambiente climatizado no qual você e sua família podem curtir piscinas termais com ondas, toboáguas radicais e muita magia. O parque está localizado a cerca de 7,5 km do nosso hotel.
Já no coração da cidade, a Rua Coberta, situada cerca de 350 metros do Recanto da Serra, é o local perfeito para uma parada no final da tarde, seja para degustar um delicioso café, sorvete, doces ou mesmo curtir a programação cultural do espaço.
De modo geral, Gramado em janeiro é convidativa para você explorar seus parques naturais e temáticos, percorrer trilhas autoguiadas, relaxar próximo de lagos, jardins e praças.
Sem contar, é claro, os momentos únicos de saborear sorvetes, cervejas artesanais refrescantes, chocolates, doces e pratos típicos da região junto com um bom vinho.
Dicas para aproveitar Gramado em janeiro ao máximo
Para curtir Gramado em janeiro sem imprevistos, o planejamento da sua viagem faz toda a diferença.
Ao fazer a mala, é essencial priorizar vestimentas leves e calçados que proporcionem conforto. No entanto, lembre-se de incluir um casaco ou agasalho para as temperaturas mais amenas da noite. Além disso, o uso de protetor solar é indispensável.
Outra dica é se preparar para possíveis mudanças climáticas rápidas. Isso significa vir preparado para alternar atividades ao ar livre com atrações cobertas.
Por fim, não deixe para fazer a reserva da hospedagem em cima da hora. Lembre-se que Gramado, apesar de não ser litoral, está entre os destinos mais desejados no verão.
Agora que você conferiu que Gramado em janeiro ganha charme e oferece atrações incríveis e imperdíveis, que tal continuar a leitura e conhecer os melhores passeios em Gramado para curtir a natureza de perto?
