O cicloturismo é uma maneira saudável e prazerosa para se conhecer as belezas da Serra Gaúcha e a cidade de Gramado.
Trata-se de utilizar uma bicicleta para conhecer os melhores pontos da cidade, possibilitando que os detalhes de toda a região possam ser apreciados, além de poder se divertir e pedalar com sua família em segurança.
Para os que gostam de turistar por Gramado de bicicleta, o Recanto da Serra possui algumas unidades para locação, juntamente com os equipamentos de segurança.
A cidade, por sua vez, mostra-se receptiva a esse tipo de turismo ao indicar através de ciclofaixas uma ótima opção para desbravar a região.
Neste post, apresentaremos o cicloturismo em Gramado, uma maneira muito prazerosa de passear e conhecer as mais belas paisagens da região. Continue a leitura e confira!
Cicloturismo em Gramado
O cicloturismo é uma das modalidades de turismo que mais cresce na Serra Gaúcha, onde ciclistas de vários lugares do Brasil e do mundo chegam a Gramado para pedalar, seja em busca de uma medalha competitiva ou apenas para se divertir e aproveitar a vida.
Para que se tenha uma ideia a respeito, já está programado para o mês de junho de 2024 a 2ª Gran Fondo Brasil de Gramado, uma prova ciclística em estrada com 114,8 km, aberta a todas as pessoas que tenham interesse em participar.
O circuito da prova tem sua saída no Centro de Gramado, passando por:
- Canela;
- São Francisco de Paula;
- Igrejinha;
- Três Coroas;
- Retorno a Gramado pela Serra Gaúcha.
No ano passado, foram mais de 400 atletas de todo o país, competindo ou passeando pelas belezas que essa região do Rio Grande do Sul oferece.
Conheça as rotas de cicloturismo mais procuradas de Gramado
É importante lembrar que a cidade de Gramado oferece rotas especiais para o cicloturismo, portanto, se o seu interesse é apenas o de passear e se divertir, conheça 3 opções que merecem a sua atenção:
1.Pedal Quinto Distrito
No pedal Quinto Distrito, você terá a oportunidade de conhecer onde ficava a primeira sede administrativa da cidade, isso no início do século XX.
Passando pelas localidades de Linha Bonita e Linha Nova, diversos atrativos são encontrados, especialmente no que se refere aos roteiros do Agroturismo, onde é possível agendar visitas e passar momentos inesquecíveis.
Vale a pena conhecer nesse passeio:
- Casa Centenária;
- Ervateira Marcon;
- Museu Fioreze;
- Café Della Nonna;
- Vinícola Masotti;
- Velho Casarão;
- Cantina Linha Bella;
- Moinho Cavichion;
- Capela São Pedro Claver;
- Capela São José.
2.Pedal Ponte do Raposo
Nesse trecho, o ciclista estará passando pela Ponte do Raposo que tem como nome oficial “Ponte de Ferro Major Nicoletti”.
Visitas também podem ser agendadas para se fazer o Tour Linha Bella, onde um saboroso e belíssimo roteiro do agroturismo pode ser apreciado.
Não deixe de aproveitar e conhecer:
- Parque dos Pinheiros;
- Vale da Lageana;
- Vale do Rio Caí;
- Ponte do Raposo;
- Vinícola Masotti.
3.Pedal Pinheiros
Chegamos a nossa terceira dica que diz respeito ao trecho Pinheiros, um parque que abriga uma das mais belas paisagens de Gramado, onde sua mata nativa a partir do conhecido pinheiro de Araucária, transforma a paisagem em um visual deslumbrante.
Esse parque está normalmente aberto às sextas e sábados, mas vale uma conferida no calendário que é divulgado no início de cada mês.
Além do Parque dos Pinheiros, esse pedal também o leva a:
- Parque do Caracol (opcional);
- Castelinho;
- Super Carros;
- Caminho da Santinha.
Se você gosta de cicloturismo, no entanto, não deseja trazer a sua bike para praticá-la em Gramado, não se preocupe, conforme já mencionamos, podemos disponibilizá-las no próprio Hotel Recanto da Serra.
Um detalhe que vale a pena ficar registrado:
Nossas bicicletas além de auxiliar na locomoção rendem belíssimas fotos devido ao seu estilo vintage.
Agora que você sabe como fazer o cicloturismo e descobrir as belezas de Gramado, acesse nosso site e conheça o Hotel Recanto da Serra e de que maneira você poderá aproveitar o melhor em sua estadia por aqui. Será uma alegria recebê-los!