A neve em Gramado é esperada por milhares de brasileiros que se deslocam para a serra gaúcha a partir desse fenômeno climático.
Embora o Brasil seja predominantemente um país tropical em sua extensão geográfica, nas regiões serranas do sul, a neve é uma ocorrência real que deslumbra com sua beleza.
Gramado é uma cidade reconhecida internacionalmente por sua beleza e sua estrutura, atraindo e proporcionando momentos inesquecíveis para turistas de todo o mundo.
Trata-se de uma cidade com traços europeus, porém, com as características do povo brasileiro, ou seja:
- hospitaleiro,
- alegre,
- espontâneo,
- criativo.
Neste post, apresentaremos a neve em Gramado, em que meses ela é observada e um breve histórico desse fenômeno na cidade. Continue a leitura e confira detalhes a respeito!
A neve em Gramado é um fenômeno raro e especial
A neve em Gramado e no Brasil é um fenômeno raro, porém, belíssimo e especial, alegrando as pessoas e sendo comemorado por milhares de turistas que se deslocam para as regiões onde ela é passível de acontecer.
Vale lembrar que a neve natural não acontece todos os anos na cidade, pois se trata de um fenômeno imprevisível, mesmo quando as temperaturas estão baixas no inverno.
Independente disso, o que se observa pelas ruas são pessoas com as roupas adequadas, ou seja, muito bem protegidas para enfrentar o frio que os dias e noites gramadenses oferecem, daí a importância de:
- casacos,
- cachecol,
- luvas,
- meias,
- botas.
De acordo com o Atlas Socioeconômico, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, as temperaturas no estado gaúcho variam entre 15 °C e 18 °C durante o ano, atingindo mínimas de −10 °C no inverno.
Gramado é conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil, com temperaturas médias que variam de 9 °C (mínima) a 17 °C (máxima) durante certos períodos.
Um fato interessante que vale registro é que em Gramado é possível aproveitar a neve artificial, ou seja, produzida para atender as expectativas dos turistas que desejam esse tipo de experiência.
Quando e por que neva em Gramado?
Como vimos, a neve em Gramado não é uma ocorrência que acontece todos os anos.
Os meses apropriados para esse fenômeno são os de junho, julho e agosto, quando as temperaturas podem estar abaixo de zero graus, no entanto, dependem ainda de uma alta umidade do ar, portanto, essa combinação nem sempre é observada nos meses de inverno.
Além disso, as maiores probabilidades de neve natural ocorrem nos períodos da noite e madrugada, especialmente quando são esperadas frentes frias intensas.
Quantas vezes já nevou em Gramado e o que esperar ao visitar a cidade?
Normalmente, a neve em Gramado ocorre uma ou no máximo duas vezes ao ano, porém, nem sempre as condições estão adequadas para o fenômeno, como já vimos anteriormente.
Entre os anos de 2011 e 2024, a precipitação de neve não aconteceu apenas em quatro oportunidades, ou seja, nos anos de 2014, 2015, 2022 e 2023.
Nos anos de 2013 e 2021, o fenômeno ocorreu com grande intensidade, quando a cidade ficou completamente branca em função da nevasca, possibilitando que bonecos de gelo fossem formados e atraindo a atenção de milhares de turistas que se dirigiram à cidade para aproveitar essa incrível experiência.
No entanto, não se engane. Mesmo que a neve não apareça, o frio é intenso em Gramado, sendo esse um convite para saborear pratos quentes deliciosos e o melhor do vinho gaúcho.
Gramado é definitivamente, um destino perfeito para curtir o inverno europeu no Brasil.
Para isso, vale a pena conhecer o Hotel Recanto da Serra e garantir uma experiência única na Serra Gaúcha!