A cultura do gaúcho é um dos fatores que torna o Rio Grande do Sul um dos melhores destinos turísticos do Brasil.
Esse estado foi fortemente influenciado por diversas culturas europeias, como Espanha, Portugal, Itália e Alemanha.
Foi essa mistura cultural que fez a região ser rica em tradições e elementos culinários e musicais únicos.
Continue lendo para saber mais e conhecer a cultura do gaúcho.
A história e origem da cultura do gaúcho
A história do Rio Grande do Sul começa muito antes da chegada dos portugueses no Brasil. A região, vista como “terra de ninguém”, era povoada por diversas nações indígenas, como os tapuias, os guaianás e os mbaias.
Nos anos 1600, os jesuítas dominaram a região, deixando um legado que até hoje faz parte da cultura do gaúcho: grandes rebanhos de bovinos e cavalos.
Foi nessa época que os primeiros gaúchos surgiram. Eram homens livres que andavam a cavalo pelos Pampas.
A economia se baseava na caça dos bois e na extração do couro. Além disso, os missionários logo se conscientizaram da importância de produzir a erva-mate, que era usada pelos indígenas e, posteriormente, pelos padres.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, Portugal tornou-se responsável pela administração da região. A partir daí, a coroa garantiu um pequeno terreno para os imigrantes, o que fez com que italianos, açorianos, espanhóis e alemães viessem para o Brasil.
E assim a agropecuária ficou ainda mais forte, mas um eixo de industrialização surgiu.
Com o tempo, a cultura do gaúcho foi perdendo a força, até que a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845, uniu os rio-grandenses em uma luta por liberdade e dignidade, fortalecendo os valores tradicionais do estado.
Para mais detalhes, leia: A fascinante história de Gramado: dos primeiros colonizadores à cidade turística.
Tradições que marcam a cultura gaúcha
A cultura do gaúcho é repleta de tradições que merecem ser valorizadas em todo o país.
Entre as principais, podemos destacar:
- uso de erva-mate para fazer o chimarrão, uma bebida quente e amarga,
- churrasco com carne de primeira, assada em fogo de chão, de preferência mal passada ou no ponto,
- músicas e danças típicas, como a chula (inspirada em Portugal), o vaneirão (trazido pelos alemães), a mazurca (um ritmo rápido com elementos rancheiros e de dança de salão) e a chimarrita (onde casais se alinham batendo palmas e sapateando),
- trajes típicos, chamados de pilcha. Homens usam botas, bombacha e um lenço no pescoço e mulheres com vestido de prenda, chapéu ou boina e alpargatas,
- cucas, chimia, cueca virada e outros doces deliciosos.
Lugares para viver intensamente a cultura do gaúcho em Gramado
Se você quer conhecer a cultura do gaúcho, precisa conhecer Gramado. Essa região reúne tudo que há de melhor no Rio Grande do Sul, com atrações incríveis para todas as idades.
Um exemplo disso é a Churrascaria Garfo & Bombacha, que oferece um jantar típico com show folclórico. Tem música, dança, churrasco e muita tradição.
A Rua Coberta também deve estar na sua lista. É um espaço especial que reúne restaurantes, lojas e cafeterias, além de ser o palco de diversas apresentações culturais durante todo o ano.
Para conhecer toda a cidade e a cultura do gaúcho em apenas um dia, visite o Mini Mundo, que conta com maquete de Gramado e de outras cidades, e monumentos ao redor do mundo.
Já a Festa de Rodeio de Gramado é um evento tradicionalista que ocorre todos os anos e tem muitas atividades culturais, artísticas e campeiras.
Que tal começar a planejar essa viagem agora mesmo? Conte com o Hotel Recanto da Serra, localizado no centro de Gramado, para viver essa experiência da melhor forma possível!