A história de Gramado tem o seu início no fim do século XIX, quando tropeiros que precisavam levar o gado pelos campos de cima da Serra, paravam em um local belíssimo que oferecia uma grama macia e verde que servia para o repouso e de preparação para a continuidade da marcha.
Quem diria naquela época que aquele refúgio utilizado para o descanso se transformaria em uma cidade turística reconhecida em todo o Brasil e ao nível internacional?
De acordo com dados estatísticos levantados pela Prefeitura Municipal, a cidade de Gramado recebeu, em 2023, cerca de 8 milhões de turistas, um recorde que ultrapassou em 6% o movimento do ano anterior.
O Ministério do Turismo considera a cidade como Destino Categoria A, ou seja, faz parte do seleto time de 54 municípios do Brasil que são considerados referências em termos de conforto, atrações e ótimos serviços.
Neste post, apresentaremos a fascinante história de Gramado. Continue lendo e conheça detalhes dessa incrível cidade que continua conquistando corações de brasileiros e visitantes vindos do exterior!
A história de Gramado
Tudo começa a partir da colonização portuguesa em 1875, quando os lusos passam a se instalar na Serra Gaúcha, recebendo 5 anos mais tarde os imigrantes alemães e, finalmente, os italianos, que haviam adotado a vizinha Caxias do Sul como seu novo lar.
Nessa época, o gado era de extrema importância para a economia local, portanto, os tropeiros passavam pela região e adotaram o local como um posto de descanso.
Além dessas culturas europeias, misturava-se também o estilo gaúcho de viver, ou seja, as tradições trazidas dos povos do extremo sul do Brasil, uruguaios e argentinos.
Essa mistura de costumes, idiomas, aspectos culturais e tradições possibilitou que Gramado se transformasse em um local diferenciado, onde se destacam:
- gastronomia,
- músicas e danças,
- receptividade e simpatia,
- acolhimento,
- muitas possibilidades de lazer e diversão.
A cidade, que antes servia como ponto de apoio, transformou-se em um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil e do mundo, encantando pessoas pelo seu charme, estilo e beleza deslumbrante.
O primeiro café colonial brasileiro
O primeiro café colonial brasileiro foi instalado em Gramado no ano de 1972, por descendentes de alemães que passaram a oferecer refeições tradicionais germânicas, com quitutes doces e salgados. Isso logo caiu no gosto da população e dos turistas que já visitavam a região.
Essa primeira casa continua com suas portas abertas, oferecendo mais de 80 delícias coloniais. Trata-se do Bela Vista Café Colonial, um espaço encantador e inesquecível, oferecendo o melhor da cozinha alemã com uma pitada do tempero brasileiro e enriquecendo a história de Gramado.
Hoje a cidade possui diversos cafés, preservando a cultura e honrando a tradição gaúcha que é reconhecida pelas delícias que oferece aos seus visitantes.
Desde 1918 o turismo marca a história de Gramado
Mas para aqueles que pensam que o turismo se incorporou na história de Gramado só na década de 1970, está enganado.
Desde o distante ano de 1918, a vocação turística se instalava na cidade, com a inauguração do Hotel Bertoluci, uma pequena pensão que recebia os viajantes e passou a oferecer acomodações quentes, além de comidas e bebidas deliciosas.
Hoje, a cidade possui atrações riquíssimas em termos culturais e de lazer, onde se destacam o Festival de Cinema e o Natal Luz, reconhecidos internacionalmente.
Além disso, possui uma programação de fazer inveja, oferecendo atrações para todos os gostos, durante todos os meses do ano.
Também conta com passeios imperdíveis, como, por exemplo:
- Snowland,
- Vila da Mônica,
- Mini Mundo,
- Lago Negro,
- Acquamotion,
- NBA Park, etc.
São dezenas de locais que precisam ser visitados, mais de 300 restaurantes e atividades para todas as horas e gostos.
A história de Gramado é belíssima e construiu o que hoje é essa linda cidade.
Para conhecer ainda mais e se divertir sem precisar gastar, leia também nosso post que apresenta: o que fazer em Gramado de graça e aproveitar a cidade!